quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Relacionamentos Saudáveis

Não há dúvida de que, quando estamos apaixonados, o mundo fica cor-de-rosa.
No entanto, não é só nessas situações extremas que os efeitos do amor são decisivos. Pesquisas comprovam que os bons relacionamentos melhoram a saúde dos membros de um casal, enquanto os maus podem prejudicá-la.
A receita mais importante para manter a saúde de relacionamentos e de parceiros é garantir que cada um se sinta querido e que as demonstrações de amor e carinho sejam sempre feitas e retribuídas. Para tanto, algumas atitudes são fundamentais:
• Evidenciar o amor abertamente, através de mensagens verbais e não-verbais (essas são mais poderosas). Pequenos gestos de carinho, como enlaçar o ombro, abraçar com suavidade, segurar a mão, beijar com ternura e, naturalmente, fazer amor, são maneiras importantes de demonstrar o valor e o afeto dedicados ao ser amado.
• Demonstrar reconhecimento por tudo o que o outro fizer ou disser, que tenha sido realmente positivo e agradável. Assim, o sucesso profissional do outro deve ser valorizado. Gestos de carinho devem ser reconhecidos e retribuídos. Buscar manter a auto-estima do outro é uma necessidade. Bilhetinhos com declaração de amor são sempre bem vindos.
• Cada um comentar com o outro pequenos detalhes cotidianos que sejam gostosos de compartilhar. Estar atento ao que o outro pensa e faz, principalmente quando esses atos são importantes para o relacionamento. Normalmente, as pessoas gostam de que as mudanças positivas de seus comportamento sejam observadas e reconhecidas.
• Para completar, uma parte do tempo de cada um deve ser destinada a atividades em comum.